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By Ferramentas Blog

08 fevereiro 2012

Clássicos da Aviação: Fokker F27 Mk. 50


O Fokker F27 Mk. 50, conhecido popularmente como Fokker 50, é um turbo-hélice regional, designado para ser o sucessor do bem sucedido Fokker F27 Friendship. O Fokker 60 é uma versão cargueira alongada do Fokker 50. Ambas aeronaves foram construídas pela Fokker na Holanda.

DESENVOLVIMENTO

O Fokker 50 foi desenhado após muitas vendas do Fokker F27 Friendship, que vinha sendo produzido desde 1958 e estava começando a cair em desuso nos anos de 1980. A gerência da Fokker, mais notavelmente Frans Swarttouw, decidiu que a aeronave com a aerodinâmica redesenhada e novos aviônicos, derivados de ambos Fokker F27 e Fokker F28 (o jato bi-motor de curto alcance para 85 passageiros), levantaria novamente as vendas da Fokker. O desenho do Fokker 50 iniciou-se em 1983, sendo a DLT e a Ansett Airlines, da Austrália, sendo os primeiros clientes.


A Fokker construiu dois protótipos derivados da estrutura do F27. Voou pela primeira vez em 28 de Dezembro de 1985. A certificação do Fokker 50 pela autoridade de aviação Holandesa RLD foi completada com sucesso em 1987 e a primeira aeronave produzida foi entregue para a DLT, da Alemanha. A produção se encerrou em 1996 após a Fokker ter sido liquidada, com a última aeronave entregue no ano seguinte. 

No fim do programa, 213 Fokker 50 haviam sido produzidos. Em Agosto de 2006 um total de 171 Fokker 50 ainda permanecem em serviço por empresas aéreas. Os principais operadores são: Malaysia Airlines (10) (agora operada pela Maswings e Firefly), AirBaltic (11), Denim Air (12), KLM Cityhopper (14) até 28 de Março de 2010, Skyways Express (18) e VLM Airlines (20). Outros 26 empresas também operam números menos de aeronaves deste modelo.


DESIGN

O Fokker 50 foi baseado na estrutura alongada do F27-500, mas o 50 incluía muitas mudanças relevantes e outras menores. A construção básica da fuselagem, asas e a empenagem (cauda) continuaram praticamente os mesmos, apesar de terem sido reforçadas em várias seções necessárias.

Entretanto, o Fokker 50 pode ser facilmente reconhecido em relação ao F27, possuindo menores e mais janelas, portas diferentes, um trem de pousop do nariz com duas rodas, ailerons modificados e pontas de asa (chamadas de 'foklets' pela Fokker) que agiriam efetivamente como winglets.


A maior modificação no desenho quanto ao Fokker F27 foram os motores, e em equipar a aeronave com um sistema de gerenciamento eletronico de voo e de motores. O original Rolls-Royce Dart em várias versões variando entre 1.268 a 1.715 kW (1.700 a 2.300hp) foram substituídos por turbo-hélices mais eficientes em termos de consumo de combustível.

Originalmente, os Rolls-Royce RB506 ou Pratt & Whitney Canada PT7-2R de cerca de 2.200 hp eram considerados concorrentes, mas o mais forte Pratt & Whitney Canada PW125 de 1.864kW (2.500hp) foi escolhido, utilizando hélices da Dowty Rotol com seis pás.

O Fokker 50 é também conhecido pelo seu conceito de dark cockpit, onde as luzes indicadoras somente acenderiam se algo estivesse errado.

O Fokker 50 pode levar 50 passageiros em uma configuração padrão ou até 58 passageiros em uma configuração de alta densidade. Possuía um alcance de mais de 2,000km (1.080nm) em uma velocidade de 530km/h (286kn), um aumento de 50km/h (27kn) se comparado ao Fokker F27.



VARIAÇÕES
  • F27 Mark 050 - Vendido como Fokker 50 (ou às vezes referido como Fokker 50-100), baseado no F27 Mark 500 com dois Pratt & Whitney Canada PW125B ou PW127B turbo-hélice com hélices de seis pás, sistemas e aviônicos atualizados, utilização de material composto aumentado, o dobro do número de janelas, e mudança do sistema pneumático para o hidráulico e a adição de um sistema eletrônico de Controle de motor e pás, além do Sistema Eletrônico de Instrumentos de Voo (EFIS) e sistema de alarme integrado.
  • F27 Mark 0502 - Vendi do também como Fokker 50, o mesmo que o 050 com um interior modificado e a mudança nas saídas de emergência traseiras, seis foram construídos (duas para a Força Aérea Holandesa, duas para a Força Aérea da Singapura e duas para Brunei).
 OPERADORES
 
Em Agosto de 2009, 168 aeronaves ainda estavam sendo utilizados em empresas de transporte aéreo.

Operadores Civis
Operadores Militares e Governamentais

Os seguintes governos ou operadores militares voam atuamente o Fokker 50 nas versões passageiro ou cargas:
 Países Baixos
Taiwan
 Singapura
Operadores Iniciais
 Malásia
 Estónia
 Luxemburgo
 Áustria
Alemanha
 Países Baixos
 Noruega
Filipinas
Nigéria
Taiwan
Brasil
Brasil
Brasil

 FICHA TÉCNICA:
  • Tripulantes: 2 (piloto & co-piloto)
  • Capacidade: 50 a 58 passageiros
  • Comprimento: 25,25 m
  • Envergadura: 29,00 m
  • Altura: 8,32 m
  • Área da asa: 70,0 m²
  • Peso Básico: 12.250 kg
  • Peso Máximo Zero Combustível: 18.600 kg
  • Peso Máximo de Decolagem: 20.820 kg
  • Motorização: Pratt & Whitney Canada PW125B
  • Tipo: Turbo-hélice
  • Número de Hélices: 02
  • Potência: 1.687 kW
  • Velocidade Máxima de Cruzeiro: 632km/h (287 kn)
  • Velocidade de Cruzeiro: 453km/h (245 kn)
  • Velocidade de estol: 139km/h, 75 knots (KIAS) (max. takeoff weight, Flaps 35º)
  • Alcance: 2.055km
  • Teto Máximo Operacional: 7.620m (25.000ft)
  • Armamento: Mísseis AGM-84D Harpoon, torpedos, sistemas sonares e radares (Fokker 50 da Republic of Singapore Air Force)

Fonte: Wikipédia

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